Paginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

PLACAS DE GESSO NA PAREDE 

De repente você percebe que tem uma parede "pelada" ai na sua casa. Mas gostaria de uma alternativa diferente (e barata) que fugisse do tradicional: "textura, quadros, espelhos, adesivos, etc," para dar um 'up' neste local?
Por que não usar então placas de gesso e colocá-las na parede?
Foi esta alternativa usada nesta sala de estar.

Como foi feito?
As placas de gesso possuem dimensões de 60x60cm (AxL). 
Depois de medir a parede no qual o trabalho seria feito, eu peguei 5 placas de gesso e as dividi em formatos diferentes (veja o esquema abaixo).
Depois eu numerei cada um dos "formatos" e fiz um mosaico na parede com essas numerações (o que irá facilitar e muito a vida do gesseiro!).
É importante observar os locais onde há interruptores, tomadas e pontos de luz.
Depois de instaladas na parede (e é claro, dando acabamento nas laterais com gesso), tudo foi pintado de branco.
O efeito deste textura resultante é ampliado com spots de luz no alto.


 Uma alternativa simples, barata e de efeito muito bonito!


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

COZINHA, SALA DE ESTAR E JANTAR PEQUENAS
O QUE FAZER QUANDO A MESA DE JANTAR NÃO CABE NO AMBIENTE?

Apartamento pequeno. Sala de estar, jantar e cozinha integradas. Ambientes compactos...
Uma situação bem comum em apartamentos hoje em dia. O que fazer então quando não sobra muito espaço para colocar uma mesa de jantar?
Que tal uma mesa pequena, estreita que se transforma em duas sempre que for necessário?
É esta a proposta para este apartamento. Em um ambiente de aproximadamente 4,50x2,60m, uma mesa de tamanho padrão (90x150cm) para 6 pessoas ficaria muito apertado e atrapalharia bastante a circulação.
Como no dia-a-dia esta área será utilizada apenas por duas pessoas, a solução foi fazer duas mesas que se encaixam uma dentro da outra, sendo a maior de 1,40x45x80cm (LxPxA) e uma menor (que se encaixa embaixo) de 1,30x45x75cm. 
Quando receber visita basta puxar a mesa menor que possui rodízios e se transformará numa mesa de 90cm de profundidade.




Caso a mesa menor estiver atrapalhando, uma solução seria "encaixa-la" sobre o rack. O tamanho desta mesa foi pensado justamente para isso. 


Neste raciocínio, este módulo ainda poderá ter outras funções como: fazer uma refeição no sofá (basta arrastar do rack para o sofá), usar como mesinha de computador, usar como apoio para o notebook enquanto estiver na cama (para quem tem cama de solteiro), etc.. Por ter rodízios fixos sua movimentação é simples.
 Outro detalhe importante do projeto foi criar um "mini-hall" de entrada colocando duas prateleiras de MDF amadeirados e espelho de fundo. Assim haverá um local para apoiar chave, carteira, etc, logo na entrada do apartamento sem atrapalhar a circulação.


 Cozinha em formato de corredor... e estreito! Outra combinação em empreendimentos residenciais. Mas mesmo com espaço reduzido é possível fazer uma cozinha bem funcional e bonita. Neste caso os revestimentos entregues pela construtora foram substituídos por pastilhas cerâmicas cor creme e por porcelanato que imita madeira.
Observe a cozinha na foto abaixo. Sentiu falta do forno elétrico? Como este seria um item de pouco uso para o proprietário, ele optou por um modelo portátil de bancada que ficará guardado dos armários e apenas retirado no dia que for ser utilizado.

Para ver mais projetos de apartamento pequeno, clique aqui.
Para ver mais projetos de interiores, clique aqui.