quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

SALA DE ESTAR E JANTAR PEQUENA
SOLUÇÃO PARA QUEM TEM ESPAÇOS MUITO PEQUENOS
RESIDÊNCIA RIO DE JANEIRO - RJ


Esta sala de estar e jantar de pouco mais de 12,00m² (veja planta no final do post) foi um grande desafio.
Primeiro porque a proprietária não queria mudar o rack (já existente) de lugar, de modo que o sofá ficasse de frente para a TV (solução de layout que eu sugeri por ser a opção mais confortável para assistir TV - e o pescoço agradece!). Segundo porque existem 4 portas dando para dentro do pequeno cômodo. Terceiro porque uma mesa de jantar tradicional de 4 ou 6 lugares não caberiam confortavelmente no espaço.
A solução foi criar uma mesa cujos assentos fossem baús de ambos os lados:
Colado à parede, o baú recebeu futons e duas faixas estofadas coladas na parede como se fossem um encosto. Do lado oposto, outro baú idêntico substitui cadeiras tradicionais e ganhando diversos usos: visitas podem se sentar ao "contrario" para assistir TV; um morador pode até mesmo deitar no baú para o mesmo fim; o baú pode virar mesa de centro guardando os futons em seu interior. A principal vantagem de se ter um baú como este em um espaço pequeno é poder ganhar mais espaço para guardar objetos.

Outra coisa solução interessante foi a mesa. O tampo da mesa de 80x150cm foi divido em 2 folhas que se abrem (basculam) para cima, revelando um nicho de 10cm de profundidade no qual a proprietária pode estar guardando itens pequenos, como toalhas de mesa, ou itens de pouco uso.
Quem mora em um espaço compacto sabe: cada cantinho é precioso!

Observe na imagem abaixo: afastando um pouco a mesa de jantar quando esta não estiver sendo utilizada e, guardando os futons no interior do baú, este se transforma em uma pequena mesa de centro.
Espelhos são um excelente truque para dar amplitude em ambientes pequenos. Faixas estreitas de 15cm e na foram colocados logo acima do sofá, seguindo sua largura.





Para ver mais soluções para espaços pequenos, clique aqui.
Que tal fazer o seu projeto sem sair de casa? Clique aqui e conheça um pouco mais sobre Projetos Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário