Paginas

terça-feira, 22 de abril de 2014


PROJETO SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL (NAPNE)
IFSUL DE MINAS, CAMPUS POÇOS DE CALDAS - MG

Este é o projeto da sala NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) do Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Poços de Caldas.
Esta sala tem como público alvo os alunos de educação especial, que deve contar com materiais pedagógicos e de acessibilidade, para a realização do atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar à escolarização.
Para o projeto desta Sala de Recursos Multifuncional, alguns cuidados foram tomados:


1- Contraste entre as cores do piso, parede e móveis da sala. 
No piso a escolha foi por um porcelanato, no tom cinza claro. Cada parede recebeu uma cor diferente, indo do vermelho claro, azul, amarelo e verde.
2- Separação dos ambientes de atendimento. No caso, optamos por um biombo de madeira.
3- Espaços adequados para armazenar e expor material didático, flanelógrafo, quadro negro, murais, livros, equipamentos de tecnologia assistiva, brinquedos, etc, que sejam acessíveis a todos os usuários.


4 -Quadro-negro e telão (para data-show ou retroprojetor) ao alcance de pessoas em cadeira de rodas e diante deles há espaço frontal para sua manobra.
5- Telão, que entre outras atividades, pode ser utilizado para ampliar textos para pessoas com baixa visão.
6- Mesa que permite o uso por pessoas em cadeira de rodas e para pessoas com baixa estatura.
7- Tanto a mesa do computador quanto a da máquina braille permite que o professor e o aluno a utilizem simultaneamente.

Como o atendimento desta sala terá como público alvo pessoas com 15 anos para cima, portanto não atenderão crianças, optou-se pela cadeira universitária à princípio. Porém já está sendo estudado implantar mais um outro tipo de carteira para melhor atendimento e conforto do aluno.

Planta do Espaço: 67,65m²


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário