Paginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

MUSEU PARA DEFICIENTE VISUAL - TRABALHO DE TFG

          A Deficiência Visual (DV) é considerada uma Deficiência Sensorial. A utilização do tato é umas das principais formas de percepção do mundo de seus portadores. E é este tipo de interação com o mundo que torna o cego um deficiente, já que vivemos em um ambiente basicamente visual.
         Da mesma maneira, as instituições culturais têm grande dificuldade de formar, ampliar e de atuar nos mais diversos grupos da sociedade. São pouquíssimos os estabelecimentos culturais que se encontram acessíveis aos DV.
        Projetado pensando especialmente no público com deficiência visual (DV), o projeto deste museu conta com mais de 1150m² de área de edificação abrigando, além de áreas de exposições, outras atividades voltadas tanto para o público DV quanto para videntes.

 
 PAVIMENTO TÉRREO (Área Pav. Térreo: 888,44m²

       Destinado ao acolhimento do público que por ali passa (casualmente, ou não), o Jardim na fachada frontal e a Cafeteria oferecem um convite ao descanso, ao lazer e à visita ao Museu.
       O pavimento térreo abriga atividades que podem ser realizadas independentemente do Museu. Possui um Auditório destinado à conferências, congressos e outras  iniciativas de caráter cultural e científico. O espaço também poderá ser usado como cinema audiodescritivo para DV. Possui 4 salas para diversas tipos de oficinas e uma loja com produtos especializados para DV.

PAVIMENTO SUPERIOR (área Pav. Superior: 1130,75m²)

      .
           É onde se concentra as áreas de exposições do museu e suas dependências administrativas. Possui uma biblioteca/ mapoteca que pode ter seu conteúdo retirado para usuários cadastrados. 
 Sala de Projeção de Imagens Eletrônicas
O piso irregular é para instigar a percepção espacial do DV.

FACHADA         
         Uso de diversos materiais, como vidro mini boreal no foyer do Auditório; placas de pedra São Tomé riscada no volume que compreende as oficinas e sala de exposição de imagens; chapas metálicas perfuradas nas áreas de exposição permanente do  pavimento térreo, dentre outros revestimentos.
         O objetivo é que o Deficiente Visual (DV) possa perceber o espaço através dos diferentes tipos de texturas que o local tenha.  

JARDIM  SENSORIAL

    Com uma área de mais de 1700m², o Jardim Sensorial será ornamentado com plantas e equipamentos que estimulam os sentidos. Espécies de plantas com cheiros, texturas, formatos e tamanhos diferentes preenchendo o percurso. Os passeios deverão ser feitos por grupos e monitorados (independentes se os visitantes são videntes ou não). Uma trilha feita com placas de diversos materiais (como concreto, borracha, madeira, etc.) estimularão os visitantes desde o inicio a perceberem o ambiente de modo diferente, sugerindo que o percurso seja realizado a pé. Corrimão de apoio em todo o trecho guiando os visitantes por diferentes ambientes de plantas e outros ambiente naturais. 


Materiais do Piso do Jardim Sensorial

    Estímulos auditivos deverão ser explorados no local, como uso de sinos e outros objetos movidos pela força do vento. Presença de caminhos d’água para guiar o trajeto e uma piscina que receberá diferentes revestimentos em seu piso, como seixos e areia.
Trajeto Aquático Sensorial
Os visitantes devem caminhar ao longo da piscina e sentir os diversos materiais do qual é composto o piso.


O projeto proposto tem como objetivo desenvolver um espaço cultural, um museu, que seja totalmente acessível aos deficientes visuais e não simplesmente adaptado à este publico. Busca-se assim a igualdade e inclusão social, além da melhoria de qualidade de vida deste público.

2 comentários:

  1. Olá Flávia Pontes, muito legal seu projeto, ele foi executado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula Goulart, tudo bem?
      Obrigada! Não foi executado não, pois foi um projeto de TFG (Trabalho Final de Graduação) do curso de arquitetura.
      Abraço

      Excluir