segunda-feira, 29 de outubro de 2012

REFORMA APARTAMENTO DE 48,50m²

A cada dia moramos em espaços menores. Sabendo aproveitar bem cada espaço, lançando bom de mobiliário feito sob medida, decoração e iluminação adequada, é possivel tornar casas pequenas em funcionais e bonitas.
É o caso deste apartamento de 48,50m² no centro de Poços de Caldas.
Um dos maiores desafios foi a pequena cozinha (de 3,45 x 1,40m) e a lavanderia (1,40x1,20). Fechando uma parede próxima a porta de entrada, ganhou-se mais espaço para armários (que vão até o teto) e para colocar o fogão de embutir. Como não é possivel mexer nos pontos hidráulicos por determinação do condomínio, a pia continua no mesmo ponto, porém ganhou uma bancada maior.
(Clique na imagem para ampliar)

 Ao invés das tradicionais pastilhas de vidro, as paredes sobre a bancada recebem vidro colorido na cor vermelha, resultando em um visual mais moderno.
 Na lavanderia, há espaço apenas para o tanque, que foi trocado por um modelo de inox de embutir, e para a maquina de lavar, que recebeu um tampo de granito São Gabriel, para que seja possivel passar roupa neste espaço. Armários até o teto ajudam a armazenar os produtos de limpeza.
Sobre o tanque, um cabideiro auxilia na hora de passar as roupas.

(Clique na imagem para ampliar)



A Sala de estar, antes totalmente integrada com a cozinha, teve alguns trechos fechados com drywall. Este recurso permitiu que fosse criado um pequeno "hall" de entrada no apartamento. O corredor de apenas 95cm recebeu uma pitura na parede que lembra um pé de pesa; já na parede uma pequena prateleira de 10cm serve de suporte para chaves, documentos e objetos de decoração. Na parede um quadro do casal.

Era desejo dos moradores que a mesa de jantar tivesse lugar para cinco lugares, o que atrapalharia a circulação. Solução? Duas mesas em uma!
Como o apartamento pertence a um casal recem-casado, no dia-a-dia a mesa será de uso apenas dos dois. Por isso foi criada uma mesa que pode ser ampliada conforme a necessidade, podendo abrigar até 5 cadeiras.
 Mesa "fechada".
Mesa "aberta".
No fundo, um adesivo divertido com placas indicativas dão um ar descontraído ao ambiente.
 

2 comentários:

  1. Olá Flavia, poderia me informar onde foi adquirido o adesivo "que lembra um pé de mesa"? Sou cadeirante e uma prateleira assim decorada seria perfeito no meu caso, nao diminuindo o espaço do corredor no qual vou passar com a cadeira. Fico no aguardo, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Linda.
    Na verdade aquele adesivo foi desenhado por mim, pensando nas proporções do espaço e enviei o desenho para uma empresa que trabalha com isso! Eles fizeram sob medida e instalaram. Acho que ficou tudo em R$50,00. Qualquer coisa me envie um email!
    Abraço!

    ResponderExcluir