quinta-feira, 25 de abril de 2013

LAVABO (ACESSIBILIDADE - DEFICIENTE FÍSICO)

O lavabo desta casa já foi projetado deste o início para ser utilizado por um cadeirante, um dos quatro moradores da casa. Com dimensões de 1,95x1,70m (o mínimo necessário neste caso é de 1,50x1,70m), este lavabo atende todas as exigências de acessibilidade do CREA, trazendo conforto ao usuário, mas também beleza. Vamos lá!


Planta lavabo
clique na imagem para ampliar)

ACABAMENTOS
A bancada e o rodapé de todo o banheiro foi usado o mármore crema marfil
. Coloquei um rodapé mais alto (15cm) para facilitar na hora da limpeza do ambiente. Por se tratar de um lavabo, ou seja, uma área de pouca umidade, não é necessario aplicar  revestimento nas paredes. Madeira: Utilizei o freijó como um painel ao lado do espelho, e como roda-meio em toda a extensão do banheiro.
Por que usar roda- meio? Por se tratar de uma ambiente pequeno, pode ser que o usuário ao "manobrar" a cadeira-de-rodas, comece a esbarrar nas paredes, deixando 'riscos' pela parede. A madeira irá amortecer e impedir que se faça marcas na parede.

  (clique na imagem para ampliar)

LAVATÓRIO
Para um cadeirante, a altura máxima de um lavatório tem que ser de 80cm em relação ao piso acabado, e a parte de baixo deve ter no máximo 73cm. Por isso, coloquei uma cuba bem "rasinha" (neste caso usei a cuba de semi-encaixe da Deca, Cód. L50). Para facilitar na hora de usar o lavatório, fiz uma bancada mais estreita (45cm) e os misturadores ficam na beirada da bancada (chamada "saia"). Deste modo a pessoa não precisará se debruçar pela bancada para usar a torneira. E para uma pessoa em pé, o uso também fica fácil. Lembrando que o ideal é o uso de misturadores do tipo "alavanca" ou de sensor eletrônico.



Para o uso do lavatório por um cadeirante obviamente não é possível colocar um gabinete ou prateleira embaixo. Assim, utilizei nichos bem estreitos na parede oposta (8cm de profundidade) para armazenar papel higiênico e toalhas.
Toalheiro de bancada.

Detalhe para o espelho inclinado (10º em relação à parede) 
(clique na imagem para ampliar)

Detalhe dos nichos para armazenar papel higiênico (instalado em uma alura de 1,10m) e acima para armazenar toalhas de rosto.
(clique na imagem para ampliar)

BACIA SANITÁRIA
 A altura máxima da bacia sanitária deve ser de 45cm, e deve conter barras de apoio (veja imagens a baixo das dimensões exigidas) para ficilitar na hora da 'transferência' do usuário.

ILUMINAÇÃO
Como se trata de um lavabo, ou seja, não será um lugar para se maquear ou fazer a barba, não é necessário colocar uma luz muito forte perto do espalho. Assim optei por um pendente, e um ponto de luz central no ambiente. 


 (clique na imagem para ampliar)

 A seguir, algumas cotas conforme a Cartilha de Acessibilidade do CREA-MG.
 (clique na imagem para ampliar)


 (clique na imagem para ampliar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário